Tal como aconteceu já no início do mês de Março com o MSN Messenger, também a aplicação de Instant Messaging está a ser usada por hackers como meio de propagação de malware. O ataque aos utilizadores do YIM, já confirmado pelo porta voz do Yahoo, pretende enganar os internautas levando-os a fornecer as suas passwords.

O alerta foi lançado pela Akonix Systems, que detalhou o funcionamento do ataque. Tanto quanto foi explicado em comunicado, um worm começa por roubar a lista de contactos inserida no Yahoo Messenger para depois enviar mensagens a esses utilizadores, aliciando-os a visitar um URL supostamente dentro da rede do portal, onde necessitam de inserir a sua password.




A utilização parece ser proveniente de um utilizador conhecido, o mesmo tipo de logro usado nos ataques de phishing por correio electrónico, pelo que é muito fácil os internautas serem enganados. A partir do momento em que recolhem a informação os hackers passam a ter acesso a toda a informação dentro do perfil dos utilizadores, onde se inclui o email, serviços de dating e opções de participação en newsgroups, entre outros.



A Akonix é fornecedora de sistemas de protecção para aplicações de instant messaging, pelo que o seu interesse neste tipo de informação pode ser colocado em causa. Francis Costello, director de marketing da empresa, realça em comunicado que "com o crescimento explosivo dos ataques e worms no IM, as empresas já não podem dar-se ao luxo de deixar os seus utilizadores sem protecção e acompanhamento".

Notícias Relacionadas:

2005-03-08 - MSN Messenger na mira de dois novos worms