"Net em Segurança" é o nome de uma iniciativa de sensibilização desenvolvida pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC) que será colocada em marcha muito brevemente, com o objectivo de prevenir que os menores sejam aliciados ou abusados sexualmente através da Internet.




Contando com o apoio do Ministério da Administração Interna, a iniciativa passará sobretudo pela distribuição, nas escolas, de tapetes para os ratos dos computadores, onde foram inscritos vários conselhos destinados às próprias crianças e aos seus pais ou encarregados de educação.




A campanha sublinha essencialmente o risco transportado nas conversas em tempo real, os chamados chats, que actualmente permitem acrescentar ou até substituir o tradicional texto escrito por outras formas de comunicação, como a voz e a imagem das câmaras de vídeo.




Apesar de considerar a Internet "uma ferramenta estupenda", o instituto salienta que é importante educar as crianças para que não transmitam a ninguém a sua morada, o seu telefone, a escola que frequentam e outros dados pessoais. Por outro lado, na campanha deixa-se igualmente o conselho para que as crianças ignorem todas as conversações ou emails "desagradáveis ou ofensivos", e que falem com os pais ou com os professores sempre que se depararem online com algo que as "incomoda".




Um artigo recente do The New York Times dava conta do caso de um rapaz norte-americano que durante cinco anos se exibiu para adultos, usando o computador. Embora não se conheça em Portugal nada parecido com o que sucedeu nos EUA, o IAC admite que o tema é "actual e grave" e que é necessário agir de imediato. "Não chegou ao nosso conhecimento nenhuma situação concreta como essa, mas estamos a trabalhar de uma forma preventiva", justificou Manuel Coutinho, coordenador do SOS Criança/Instituto de Apoio à Criança, em declarações ao Público.





Notícias Relacionadas:

2005-11-15 - Investigadores italianos determinam perfil mais aliciante para predadores sexuais online


2005-09-08 - Parlamento Europeu dá mais um passo para proteger crianças online


2005-06-17 - G8 quer base de dados internacional para combater pedofilia

2005-03-17 - Segunda fase de operação italiana contra pedofilia abarca 35 países europeus

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.