O Facebook já colocou em prática o seu plano para fundir os chats das suas aplicações. De acordo com o The Verge, vários utilizadores, tanto de Android como de iOS, começaram já a receber notificações que informam acerca dessa fusão. A mensagem, enviada no Instagram, indicava que, agora, "vai poder conversar com amigos que usam o Facebook".

Agora, em vez do clássico ícone do avião de papel, que representava as mensagens diretas do Instagram, surge o logo do Messenger. Ainda não é possível enviar mensagens para amigos que tem exclusivamente no Facebook - apenas para os seguidores do Instagram - mas a introdução dessa possibilidade pode estar para breve.

Facebook quer melhorar a sua privacidade digital e pede ajuda à comunidade académica
Facebook quer melhorar a sua privacidade digital e pede ajuda à comunidade académica
Ver artigo

O update trouxe também um aspecto mais colorido às janelas de conversação, e a opção de responder diretamente a mensagens específicas, tal como já acontece no WhatsApp.

Há muito que a empresa fala sobre a possibilidade de unificar os sistemas de chat das suas apps, sendo que o WhatsApp poderá também vir a fazer parte deste processo de integração. Um dos primeiros passos dados nesse sentido, foi a introdução de um sistema de encriptação ponta a ponta nos chats dos três serviços. Esta pode também ser uma forma de o Facebook conseguir agilizar o controlo e gestão das suas soluções de conversação, especialmente numa altura em que o escrutínio às suas operações e decisões é cada vez maior.