Com vista a reduzir o tempo e o custo associados ao desenvolvimento e edição de conteúdos tridimensionais para a Web, a Intel anunciou ontem a criação de um grupo de trabalho denominado CAD (Computer Aided Design) 3-D Working Group que ficará incumbido de definir, desenvolver e implementar um formato comum para a representação de imagens em três dimensões na Web.



O grupo de trabalho, que faz parte do Web3D Consortium, abrange membros de vários segmentos da indústria de gráficos tridimensionais, como produtoras de software CAD, utilizadores deste tipo de aplicações gráficas, criadores de conteúdos digitais e organismos de definição de padrões industriais. Um dos objectivos desta iniciativa é disponibilizar aos utilizadores de ferramentas CAD um meio mais eficaz de colaborar e partilhar dados para o design, marketing e produção de aplicações.



Actualmente, existem vários formatos para visualizar imagens a três dimensões na Web, o que dificulta a utilização de conteúdos 3-D por parte das companhias. A criação de conteúdos com gráficos tridimensionais é também uma actividade demasiado cara para as companhias para que se justifique empregá-los nos seus sites da Web.



Esta falta de conteúdos tem atrasado o ritmo de inovação e adopção de imagens 3-D na Internet. A maior parte dos dados tridimensionais é criada com o recurso a aplicações CAD, tendo sido essa a principal razão para o grupo de trabalho concentrar inicialmente os seus esforços na disponibilização de um maior e melhor acesso a esse tipo de informação.



Em simultâneo com a criação deste grupo de trabalho, a Intel juntou-se também ao Web3D Consortium, um fórum para a definição de padrões abertos para especificações de gráficos 3-D na Web. Este consórcio inclui um vasto número de grupos de trabalho que se especializam em projectos específicos.



Para além da fabricante de semicondutores, o grupo de trabalho CAD 3D inclui como membros empresas como a 3Dlabs, Adobe, ATI Technologies, Boeing e Microsoft. O grupo de trabalho prevê que as suas actividades iniciais de desenvolvimento de padrões estejam concluídas dentro de 18 meses.


Notícias Relacionadas:

2001-04-11 - Macromedia e Intel incorporam três dimensões na Web

2001-03-12 - Browser 3D mete a Web num cubo

2000-04-11 - Web 3D sem esforço

2000-03-21 - WildTangent e Matrox empurram 3D na Web