O acesso a informação de âmbito local passa cada vez mais pelas plataformas móveis, mas os utilizadores não estão dispostos a pagar para aceder a esse tipo de conteúdos, conclui um estudo do Pew Research Center.

A análise, publicada hoje, revela que quase metade dos norte-americanos (47%) consome algum tipo de informação de âmbito local através de dispositivos como telemóveis e tablet PCs, mas uma maioria esmagadora não usa serviços pagos.

Os utilizadores recorrem principalmente a informações práticas e em tempo-real, como o estado do tempo (42%) ou sobre restaurantes e outros negócios locais (37%). Menos procura têm, por exemplo, informações sobre trânsito, transportes públicos ou alertas a respeito de notícias.

Com a expansão dos equipamentos móveis, aumentou também o recurso aplicações optimizadas para estas plataformas (conhecidas como apps). Cerca de um quarto (24%) dos consumidores de informações notícias locais através de dispositivos móveis afirma recorrer a uma aplicação para o efeito.

O número corresponde a 13 por cento de todos os utilizadores de equipamentos móveis e a 11 por cento dos inquiridos, mas significa também que enquanto aproximadamente 5 em cada 10 acedem a este tipo de conteúdos em plataformas móveis, apenas 1 em 10 usam apps para o efeito, realça a organização.

"Muitas companhias olham para as plataformas móveis - e em particular para as aplicações - como meios capazes de gerar novos subscritores e receitas de publicidade nos mercados locais, mas este estudo mostra que ainda há um longo caminho a percorrer antes de isso acontecer", afirma o director do Pew Internet Project, Lee Rainie.

Actualmente, apenas 10 por cento daqueles que usam aplicações móveis para aceder a informação online pagam por essas aplicações, o que representa 1 por cento dos 2.251 entrevistados. E quando questionados sobre a possibilidade de pagarem pelo acesso a informação de âmbito local, apenas 36 por cento se mostraram disponíveis para pagar por ela, fosse sob a forma de jornal impresso, aplicação ou acesso aos conteúdos online.