A imprensa diária e não diária será a mais afectada pela quebra do investimento publicitário previsto para 2009, adiantam as previsões da Omnicom MediaGroup, que estima que no próximo ano esta quebra se deverá manter. Só a Internet escapa a este cenário negro, crescendo 10%.

A crise económica justifica estas quebras, agravada em Portugal pelo comportamento negativo do consumo privado. No total a quebra de investimento deverá elevar-se a 14,6%, totalizando 680,7 milhões de euros, adianta a Lusa que cita a empresa de estudos de mercado. Em 2010 a quebra será mais reduzida, de apenas 4,9%, com o investimento publicitário a ficar-se pelos 647,1 milhões de euros.

A Televisão vai apresentar uma quebra de 12,7% face aos investimentos do ano passado, acumulando um total de 331,3 milhões de euros, quase metade do total do investimento publicitário em Portugal. As quebras na rádio rondarão também os 12,5%.

A imprensa diária vai perder 21,5% das receitas, enquanto a imprensa não diária recua 22,3%, para um total de investimento de 102,2%.

Segundo esta análise, só a Internet escapa deste cenário negativo, com a previsão de crescimento de 10%, acumulando um investimento de 24,6 milhões de euros, que apesar do crescimento continua a ser marginal face ao grosso do bolo de publicidade.