Investigadores de cinco universidades norte-americanas pretendem desenvolver um sistema mais seguro para a Internet, reflectindo a sua preocupação com a actual vulnerabilidade da rede em questões como o hacking e a sobrecarga de sites.
Denominado Infrastructure Resilient Internet Systems (IRIS), o projecto irá explorar a possibilidade de os computadores armazenarem e apresentarem informação através de uma rede descentralizada que não necessitará de administrador e não terá ponto de controlo central.
"Se um dos nós for atacado ou tiver problemas, a informação será transferida para outros nós onde permanecerá acessível", afirmou Frans Kaashoek, professor no Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma das cinco instituições de ensino que apostará no desenvolvimento do sistema durante os próximos cinco anos, em declarações à CNN.
Baseado no conceito de redes para a partilha de ficheiros, quantos mais participantes aderirem ao IRIS, mais este crescerá uma vez que o sistema utilizará o espaço disponível nos computadores dos utilizadores para guardar informação.
Além do MIT, o IRIS contará com a participação de mais quatro instituições de ensino norte-americanas, a saber a Universidade da Califórnia em Berkeley, a Universidade de Rice, a Universidade de Nova Iorque e o International Computer Science Institute, tendo sido recentemente "premiado" com um fundo de 12 milhões de dólares pela National Science Foundation.
Notícias Relacionadas:
2002-09-27 - Empresas de tecnologia formalizam organização para reforçar segurança na Internet
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Assassin’s Creed Shadows representa fielmente o Japão Feudal? -
App do dia
Be Brave, Barb traz aventuras com plataformas e um cacto ansioso que precisa de ajuda -
Site do dia
Web Highlights é uma ferramenta de produtividade para sublinhar citações ou tomar notas online -
How to TEK
Já é possível controlar quanta memória RAM o Edge consome enquanto joga. Veja como
Comentários