A Universidade de Carnegie Mellon está a trabalhar numa nova ferramenta anti-fraude que visa proteger os utilizadores de sites de leilões de operações fraudulentas.
O software procura modelos de utilizadores que tenham diversas operações de aquisição com um mesmo vendedor e avisa os restantes utilizadores de determinado serviço de leilões online de que muito provavelmente existe ali uma transacção fraudulenta.
Actualmente sites como o eBay usam um sistema de classificação dos vendedores que se baseia na satisfação dos utilizadores, responsáveis pela atribuição pontos na medida da sua experiência de aquisição.
O sistema, garantem os investigadores, é facilmente violável já que os vendedores podem eles próprios usar outra identidade para fazer compras e atribuir uma boa pontuação, fazendo parecer que o cliente ficou satisfeito com a compra. Com o novo software todas as relações de compra e venda sistemáticas vão desencadear um alerta.
O trabalho da universidade partiu de uma investigação de um milhão de transacções envolvendo 66 mil utilizadores do eBay. Os resultados norteiam o desenvolvimento da ferramenta e serão conhecidos no início do próximo ano.
Para já não há garantias que o software venha a ser utilizado pelo eBay, embora a empresa reconheça a importância de manter protegidos de transacções fraudulentas os seus 200 milhões de utilizadores.
Entretanto, já surgiram críticas ao software desenvolvido pela universidade uma vez que partindo do princípio que uma relação recorrente de compra e venda tem elevada probabilidade de ser faliciosa, o sistema pode estar a considerar fraude operações que na verdade não o são.
Um exemplo são os produtos de nicho comprados por um leque restrito de coleccionadores e vendidos também por um leque restrito de vendedores, como os cromos de Baseball, cita a Associated Press que avança a notícia.
As vendas online fraudulentas representam 12 por cento das 431 mil queixas recebidas no ano passado pelo organismo competente da Comissão Federal de Comércio Americana. Apontam-se aqui vendas de produtos defeituosos ou que não chegam a ser entregues.
Notícias Relacionadas:
2006-12-04 - ITU alerta para os riscos de privacidade e usurpação de identidade online
2006-11-27 - Ataques de phishing aumentam durante época de Natal
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários