Investigadores portugueses foram no mês de Julho premiados nos Estados Unidos por um trabalho na área da prevenção de quebras de serviço em sites afectados por falhas no sistema.



A aplicação, que ainda está em laboratório e que só no próximo ano será testada em ambiente real, tem como objectivo prevenir falhas não planeadas nos sistemas informáticos, pondo em marcha as necessárias medidas preventivas e evitando perdas, explica o Público que avança a notícia.



O software está a ser desenvolvido por um grupo de investigadores do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, em colaboração com cientistas de Barcelona e Berlim e foi distinguido no 6th IEEE International Symposium on Network Computing and Applications com o Prémio Melhor Artigo Científico.



Em declarações ao diário Luís Moura e Silva, investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), a partir do qual é coordenada esta investigação, explicou que o trabalho premiado será útil para assegurar a manutenção do funcionamento de sites onde os downtimes representam perdas significativas, como o site de uma correctora, por exemplo.



Notícias Relacionadas:

2005-05-03 - CGD e Universidade Nova anunciam finalistas do Concurso Nacional de Empreendedorismo