Tem início hoje o prazo para a entrega das declarações de impostos da 1ª fase via Internet. O processo volta a contar com um conjunto de incentivos para atrair os contribuintes a adoptarem o canal online, para a entrega das suas declarações de impostos. Pela quarta vez a Associação Nacional de Freguesias assinou um protocolo com o Estado que garante o apoio ao preenchimento das Declarações Electrónicas nas juntas de freguesia do país.

O Ministério das Finanças e Administração pública também já tinha adiantado que algumas repartições de finanças estarão abertas em horário alargado para apoiar o preenchimento e que os contribuintes que optassem por esta via seriam beneficiados em termos de reembolso.

Esta última funcionalidade é uma novidade deste ano e traduz-se na garantia do governo de que quem entregue o IRS online receba o seu reembolso um mês depois da entrega, uma medida apresentada pelo ministério de Teixeira dos Santos como um apoio às famílias portuguesas.

A entrega do Modelo 3 do IRS arranca hoje e prolonga-se até 15 de Abril. A data limite para reembolsos, que o Governo promete antecipar nas entregas online, é de 31 de Agosto.

O preenchimento online das declarações de impostos é ainda apoiado por um sistema de pré-preenchimento de algumas informações, uma medida que visa facilitar o processo e diminuir os erros ou incompatibilidades com a informação na posse do Estado.