A Apple anunciou ontem o lançamento oficial da loja de música online iTunes na Europa que, numa primeira fase, só disponibilizará o seu catálogo de mais de 700 mil músicas a clientes alemães, franceses e ingleses. O resto dos países da União Europeia só serão contemplados a partir de Outubro próximo, segundo o afirmado por Steve Jobs, presidente da empresa, durante a conferência que teve lugar na cidade de Londres.



O preço por canção será de 0,99 euros (para a Alemanha e França) ou de 0,79 libras (para o Reino Unido), enquanto um álbum inteiro custa 9,99 euros ou 7,99 libras. As versões europeias também oferecem os mesmos direitos de uso pessoal que nos Estados Unidos, com a possibilidade de reproduzir as músicas adquiridas em até cinco computadores pessoais, gravar em CD uma mesma canção um número ilimitado de vezes ou ouvi-la num número ilimitado de iPods - o popular leitor de música portátil da Apple.



Até agora a iTunes só estava disponível nos Estados Unidos, onde os utilizadores pagam 99 cêntimos de dólar pelo download de uma música. A fabricante espera que a sua loja europeia obtenha sucesso idêntico ao registado naquele país, onde reivindica 70 por cento do mercado legal de música online. Lançada há pouco mais de um ano no mercado norte-americano, a iTunes conseguiu, neste espaço de tempo vender 70 milhões de músicas, segundo dados da Apple.



O lançamento da versão europeia da iTunes irá fazer aumentar a concorrência no mercado do download legal de música, onde marcam presença a OD2 e o Napster e onde se prevê para o final deste mês a entrada da Sony com a sua Connect, embora nenhum deles com uma abrangência total dos países da Europa.



Notícias Relacionadas:

2004-04-29 - iTunes completa um ano e comemora com novas funcionalidades