O futebol é o desporto mais popular do mundo e um dos mais apreciados na Europa, onde estão muitas das estrelas e equipas mais admiradas pelos 3,5 mil milhões de fãs da modalidade. Com o Euro 2024 a decorrer é de esperar que o campeonato europeu atraia atenção mundial entre 14 de junho e 14 de julho e faça parar muita gente durante as horas dos principais jogos, principalmente na Europa, onde em cada país milhões querem acompanhar o desempenho das suas equipas nacionais. A Cloudflare quis saber em que medida isso afeta o tráfego de internet na região e apresenta já alguns números.
A empresa concluiu que, em média, o volume de dados a circularem na internet cai cerca de 6% durante os períodos de jogos nos países europeus. Há países onde o impacto é maior, como os Países Baixos, onde o tráfego caiu 18% durante o jogo com a Polónia. Portugal está em linha com a média e quando a equipa das Quinas jogou com a Chéquia foi mesmo 6% que o tráfego de internet abrandou. Vale a pena lembrar, no entanto, que o primeiro jogo de Portugal foi às 20h, uma hora em que tipicamente muita gente não está na internet porque está a jantar ou a preparar-se para isso.
Em Portugal, como no resto da Europa, os jogos das equipas nacionais são transmitidos em canais de televisão de sinal aberto. Juntando a isso o facto de muita gente parar para ver os jogos é facilmente explicável que a internet passe para segundo plano durante aquela 1h30. Mesmo com alguns serviços online a garantirem também as transmissões dos jogos, pelo menos em alguns países, esses canais não têm a preferência dos adeptos.
À frente de Portugal neste impacto, além dos Países Baixos, estão também países como a Turquia, Bélgica, Croácia, Eslováquia e Alemanha, todos eles com um impacto superior a 12% no primeiro jogo de cada um dos países. Os dados compilados pela Cloudflare também mostram que Albânia, Roménia, Polónia, Ucrânia e Eslovénia foram os únicos países onde o tráfego de internet aumentou durante os jogos.
Os dados da Cloudflare permitem ainda verificar que a utilização das redes sociais aumenta antes e depois dos jogos. Durante, é mais elevado na primeira parte do que na segunda. Os sites e serviços onde o tráfego mais decresce são os relacionados com atividades empresariais, como aqueles que disponibilizam ferramentas de produtividade, por exemplo. No dia de arranque do evento na Alemanha, o efeito Euro também se sentiu. No país anfitrião, durante a cerimónia de abertura, o tráfego de internet abrandou 11%.
Para apurar estes dados, a Cloudflare usa informação dos seus centros de dados em 320 cidades. Por norma, os grandes eventos têm algum impacto no tráfego mundial de internet. A companhia já fez o mesmo tipo de monitorização para eventos como os eclipses solares ou a Super Bowl.
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