O número de assinaturas digitais em Portugal aumentou mais de 300 por cento num ano, mas embora o valor possa surpreender pela positiva, o volume de títulos monitorizados pela Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação (APCT) que disponibilizam essa oferta aos seus leitores ainda é diminuto, acontecendo o mesmo com o número de subscritores.

Dos 186 títulos inscritos na APCT, apenas 25 apresentam números nesta área, perfazendo um total global de 2.987 assinaturas digitais, segundo avança a Meios & Publicidade.

Apesar de ainda incipientes, os valores são encarados pela maior parte dos responsáveis pela área de publicações online dos diferentes grupos de media como um bom indicador para o futuro.

"A taxa de crescimento é muito interessante, apesar do valor absoluto e do peso no global das vendas ser ainda residual", comenta Pedro Araújo e Sá, da Cofina, grupo que tem soluções e-paper para o Jornal de Negócios e para o Record.

Para a subida do número de assinaturas no último ano contribuiu de forma determinante a decisão da Impresa Publishing de avançar, no Verão do ano passado, com a disponibilização de assinaturas online para as diversas publicações do grupo, que contribui com 1.721 assinaturas para o total.

Até ao momento, a maior parte do volume de vendas fez-se em torno de assinaturas anuais, essencialmente subscritas por pessoas a viver no estrangeiro O grupo está prestes a lançar-se numa nova fase que terá como objectivo proporcionar aos leitores e anunciantes "uma verdadeira experiência multimédia", refere José Carlos Lourenço, citado pela Meios & Publicidade.

Também Pedro Ferreira acredita que os números do Público justificam o investimento realizado, e que o título da Sonaecom quer melhorar "a qualidade e diversidade dos serviços propostos, inovando sempre", o que se espelha, refere como exemplo, na disponibilização do diário no Kindle, da Amazon.

Tal como na Impresa, o título promete, para muito breve, a apresentação de um novo produto que combina a "flexibilidade e funcionalidade da Web cruzada com o look & feel e experiência de leitura papel".

A decisão de avançar para a oferta de assinatura online não é exclusiva dos grandes grupos ou títulos nacionais, havendo títulos regionais a apostarem neste serviço, como é o caso o diário As Beiras que no passado registava 37 assinaturas. "É prematuro exigir um balanço dos resultados obtidos. No caso do diário As Beiras o investimento que se tem realizado vai no sentido da maximização das potencialidades das novas tecnologias", comenta Bruno Vale, coordenador de marketing.