O número de assinaturas digitais em Portugal aumentou mais de 300 por cento num ano, mas embora o valor possa surpreender pela positiva, o volume de títulos monitorizados pela Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação (APCT) que disponibilizam essa oferta aos seus leitores ainda é diminuto, acontecendo o mesmo com o número de subscritores.

Dos 186 títulos inscritos na APCT, apenas 25 apresentam números nesta área, perfazendo um total global de 2.987 assinaturas digitais, segundo avança a Meios & Publicidade.

Apesar de ainda incipientes, os valores são encarados pela maior parte dos responsáveis pela área de publicações online dos diferentes grupos de media como um bom indicador para o futuro.

"A taxa de crescimento é muito interessante, apesar do valor absoluto e do peso no global das vendas ser ainda residual", comenta Pedro Araújo e Sá, da Cofina, grupo que tem soluções e-paper para o Jornal de Negócios e para o Record.

Para a subida do número de assinaturas no último ano contribuiu de forma determinante a decisão da Impresa Publishing de avançar, no Verão do ano passado, com a disponibilização de assinaturas online para as diversas publicações do grupo, que contribui com 1.721 assinaturas para o total.

Até ao momento, a maior parte do volume de vendas fez-se em torno de assinaturas anuais, essencialmente subscritas por pessoas a viver no estrangeiro O grupo está prestes a lançar-se numa nova fase que terá como objectivo proporcionar aos leitores e anunciantes "uma verdadeira experiência multimédia", refere José Carlos Lourenço, citado pela Meios & Publicidade.

Também Pedro Ferreira acredita que os números do Público justificam o investimento realizado, e que o título da Sonaecom quer melhorar "a qualidade e diversidade dos serviços propostos, inovando sempre", o que se espelha, refere como exemplo, na disponibilização do diário no Kindle, da Amazon.

Tal como na Impresa, o título promete, para muito breve, a apresentação de um novo produto que combina a "flexibilidade e funcionalidade da Web cruzada com o look & feel e experiência de leitura papel".

A decisão de avançar para a oferta de assinatura online não é exclusiva dos grandes grupos ou títulos nacionais, havendo títulos regionais a apostarem neste serviço, como é o caso o diário As Beiras que no passado registava 37 assinaturas. "É prematuro exigir um balanço dos resultados obtidos. No caso do diário As Beiras o investimento que se tem realizado vai no sentido da maximização das potencialidades das novas tecnologias", comenta Bruno Vale, coordenador de marketing.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.