A funcionalidade Artigos Instantâneos do Facebook foi lançada em maio deste ano, mas até agora não inclua conteúdos portugueses por não ter nenhum parceiro no país. O Jornal de Notícias, publicação do grupo Global Media, torna-se o primeiro nome em Portugal a juntar-se ao programa de conteúdos da maior rede social do mundo.

Os Artigos Instantâneos têm como principal missão reduzir o tempo de consulta de um artigo - os instant articles podem abrir até dez vezes mais rápido - e melhorar a experiência visual dos mesmos. Quando lançou a ferramenta, o Facebook explicou que os utilizadores podem visualizar e ampliar fotos de alta resolução, os vídeos têm reprodução automática, sendo ainda possível “explorar mapas interativos, ouvir legendas áudio e até mesmo gostar e comentar partes individuais de um artigo”.

“É para nós natural que sendo o meio de comunicação social português com mais amigos no Facebook, acompanhemos na linha da frente as inovações tecnológicas desta plataforma, para levarmos o nosso jornalismo aos nossos leitores da forma mais interessante possível", disse o diretor do JN, Afonso Camões, citado pelo próprio jornal.

A publicação é das páginas portuguesas que tem mais seguidores no Facebook, sendo líder no segmento dos media: ao todo reúne 1,45 milhões de 'Likes'.

"Somos um jornal centenário mas estamos completamente sintonizados com as novas formas de consumo informativo e com as inúmeras possibilidades que nos oferece o digital", acrescentou.

Os conteúdos do Jornal de Notícias no modo Instant Articles podem ser acedidos através da aplicação do Facebook para iPhone, a única que de momento suporta a funcionalidade. Os artigos integrados neste projeto são identificados no lado superior direito com o símbolo de um relâmpago.

The New York Times, National Geographic, BuzzFeed, NBC News, The Atlantic, The Guardian, BBC News, Spiegel Online e Bild e The Washington Post são outros dos parceiros do Facebook na iniciativa Instant Articles.