Estamos em 2015 e já há uma cidade que adotou a rede social como o método dominante de comunicação. Em Jun, um município da província de Granada, vivem cerca de 3.500 pessoas e desde 2011 programam a sua via através da rede de microblogues.

Nos últimos quatro anos, o Twitter tem sido utilizado pelos governantes do município espanhol para divulgar qualquer informação relacionada sobre ele: notícias e desenvolvimentos, oportunidades de emprego, jantares de escola, informações obituárias, entre outras. E, por outro lado, os habitantes recorrem à rede social para marcar consultas médicas, apresentar queixas sobre os serviços públicos, reportar crimes, entre outros.

A dar o exemplo está o presidente Rodriguez Salas que faz frequentemente uso dos 140 caracteres disponíveis para comunicar com a população. Com 330.000 seguidores, Salas descreve ao The Independent que o Twitter é “a rede social da nossa sociedade imediata". “Graças ao Twitter, as pessoas podem reclamar diretamente, o que nos ajuda a crescer como políticos”, adicionou.

Todos os serviços públicos da cidade têm a sua própria conta na rede social. Desde o varredor da rua até aos polícias – os seus carros tem até estampada a sua própria conta e o logotipo da rede social, assim como em toda parte naquela cidade.

A cidade tornou-se objeto de estudo

Agora investigadores do Laboratory for Social Machines (LSM) do Massachusetts Institute of Technology Media Lab (MIT-ML) estão a estudar Jun para examinar se a rede social é a chave para obter melhores serviços públicos, a uma escala mais ampla.

O tempo mais rápido para resolver um problema é de três minutos e meio, de um habitante que publicou uma foto de um poste de luz quebrado e que solicitava ao eletricista que o reparasse.

No entanto, esta exposição pública pode ser uma faca de dois gumes. Deb Roy, diretor do LSM no MIT-ML, e William Powers, cientista no LSM, escreveram num artigo do The Huffington Post que “por um lado, o desempenho do governo está sob um grande escrutínio público” pois não importa o que aconteça toda a população irá ficar a saber e se um funcionário se mostra desleixado “é mais provável que receba uma lição ou, se se tornar um padrão, demitido”. Por outro lado, se o trabalho solicitado for bem feito “também é agora visível a todos e, portanto, mais propenso a ser reconhecido e recompensado”, completou.

Embora possa haver preocupações sobre esta governação virtual, Rodriguez Salas acredita que no futuro o Twitter e outras redes sociais vão renovar as cidades ao redor do mundo. "A sociedade irá transformar as suas estruturas arcaicas e atrasadas ", afirmou. "Os políticos e os governos que não incorporarem este processo vão tornar-se menos credíveis numa sociedade ue não avança sem ser ouvida e respondida ativamente”.


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