O Ministério da Justiça apresenta esta tarde um conjunto de 13 novos serviços que poderão ser integralmente realizados via Internet. Englobados na marca Empresa Online, entre os novos serviços digitais incluem-se certidões de alterações ao capital social, transformações de natureza jurídica, conversão de registos provisórios em definitivos, modificações de nome, sede ou objecto social da empresa, entre outros.



Com a medida o governo pretende simplificar processos e evitar deslocações à conservatória do registo comercial, avançando nos objectivos do Simplex 2007 que concentra a maioria das medidas elencadas na simplificação de processos para as empresas.



O Portal da Empresa foi lançado em Junho do ano passado e desde então permitiu a criação de 432 novas sociedades comerciais, anónimas ou por quotas, sem recurso aos meios físicos tradicionais. Entre os vários serviços disponíveis na Empresa Online regista também grande adesão o pedido de certidões permanentes, com 85 mil exemplares já requeridas por esta via, revela informação publicada na plataforma.



Em declarações ao TeK fonte institucional do ministério da justiça frisou a boa aceitação dos serviços online já disponíveis e considerou que a generalização do uso do Cartão do Cidadão impulsionará ainda mais essa utilização. Isto porque a utilização dos serviços online está condicionada à utilização de um certificado digital, um elemento que consta do novo documento de identificação mas que para já é utilizado quase só por notários e sociedades de advogados.



Os serviços que o Ministério da Justiça apresenta hoje no Port TI terão um desconto significativo face à modalidade não-online que em alguns casos pode chegar aos 10 euros, adianta a Lusa.



Notícias Relacionadas:

2007-01-23 - Portal da Empresa regista 165 novas sociedades comerciais no último semestre

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.