Um estudo elaborado pela Universidade da Pensilvânia concluiu que a plataforma de financiamento comunitário Kickstarter já ajudou a criar mais de 300 mil postos de trabalho.

Durante a investigação que permitiu chegar a estes números, Ethan Mollick, professor norte-americano, inquiriu vários dos responsáveis envolvidos em 61.654 projetos bem sucedidos entre 2009 e 2015.

Das respostas obtidas, o estudo conclui que 37% dos inquiridos admite ter progredido na carreira após ter levado os seus projetos ao Kickstarter. Cerca de 21% diz ter aumentado o seu ordenado depois de uma campanha bem sucedida e muitos produtores, músicos e estúdios conseguiram assegurar financiamento e visibilidade suficiente para dar início a processos de distribuição e fechar acordos de publicação.

O estudo analisou ainda a vida pós-campanha e concluiu que cada um destes projetos consegue ter um retorno médio de 2,46 dólares por cada dólar investido, mas propostas inseridas nas secções de "Comida" e "Design" tendem a lucrar mais. No geral, Mollick estima que o Kickstarter tenha ajudado a gerar cerca de 5,3 mil milhões de dólares para os envolvidos nos milhares de projetos que por ali passaram.

Dos quase 110 mil projetos que alcançaram o objetivo, 1 em cada 10 falhou na entrega de prémios, 8% resultou em projetos falhados, mas "65% dos financiadores concordou ou concordou plenamente com a afirmação 'o prémio foi entregue a tempo'".

Para ficar a conhecer resultados mais detalhados, pode aceder à página do Kickstarter, ao estudo completo e atentar aos gráficos que se seguem.