Nos primeiros cinco dias de campanha a Anonabox conseguiu reunir 585 mil dólares, um valor muito acima dos 7.500 dólares pedidos pelos seus criadores para que o projeto fosse concretizado. Após uma grande procura, a página da Anonabox foi retirada da plataforma de crowdfunding. Porquê?



A Anonabox era um router wireless de 45 dólares, cerca de 35 euros, que trazia integrado o software TOR. A rede TOR é conhecida como sendo uma Internet alternativa, onde os utilizadores podem encontrar todo o tipo de conteúdos por não serem bloqueados. É também conhecida pelos altos níveis de anonimato e privacidade na navegação online.



O Kickstarter alega que depois de uma análise mais aprofundada – e que teve origem nas queixas de vários utilizadores – foi descoberto que o projeto violava algumas regras, sobretudo no que diz respeito ao fabrico do hardware. Enquanto os mentores do projeto diziam que era seu, outros utilizadores apontavam fabricantes na China que desenhavam o mesmo tipo de equipamentos, explica a BBC.



Outras alegações davam conta que na parte do software do produto também existiam falhas graves, sendo que estavam criadas condições para que piratas informáticos e crackers pudessem controlar tudo o que os utilizadores faziam – apesar de a promessa do produtor ser exatamente no sentido contrário.



E de acordo com as regras do Kickstarter, assim que um projeto é cancelado não há maneira de o mesmo voltar a ficar ativo. A plataforma de crowdfunding protegeu os apoiantes do projeto, permitindo que os mesmos pudesssem retirar o dinheiro investido.



Escreve a Wired que apesar da controvérsia, muitos utilizadores revelaram continuar interessados num equipamento semelhante ao Anonabox: que “esconda” toda a informaçao que entra e sai dos routers dos internautas.



Jornalistas, dissidentes políticos e internautas de regimes políticos que têm grande controlo sobre a Internet – como a China – eram os principais alvos comerciais da Anonabox, mas o conceito acabou por despertar o interesse de quase nove mil contribuintes.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico