O Governo vai lançar, a 8 de setembro, um novo site chamada LEME, com recursos de literacia mediática que estarão ao alcance de todos os educadores, de acordo com uma nota da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros.
Nessa nota, o Governo recorda que, através dos secretários de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, e do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, “decidiu promover, em junho de 2020, a criação de um grupo de trabalho (GT), formado por investigadores, professores, formadores, jornalistas e representantes de instituições públicas".
Este grupo foi "mandatado para inventariar, selecionar e sistematizar os recursos disponíveis em matéria de literacia mediática, bem como para propor inovações que contribuam para enriquecer a oferta e para suprir as lacunas detetadas”, segundo a mesma informação.
A atividade desenvolvida por este GT “deu origem à criação de um sítio na internet, designado LEME – Literacia e Educação Mediática Em linha (leme.gov.pt), custeado pelo .PT, que, entretanto, se associou ao projeto”, de acordo com o Governo.
Este ‘site’ é “inteiramente dedicado aos recursos de literacia mediática, com o propósito de contribuir para que educadores e professores da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário promovam, de forma mais sustentada, a sua missão pedagógica de estimular nos seus alunos, consumidores e produtores de conteúdos nos media digitais cada vez mais frequentes, os conhecimentos, as competências e o sentido crítico indispensáveis a uma atuação informada e responsável”, segundo a mesma informação.
O LEME será lançado no dia 08 de setembro, “ficando acessível para o público em geral a título gratuito”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários