O número de links maliciosos existentes na Internet aumentou 508 por cento nos primeiros seis meses do ano. Os dados constam de um relatório X-Force da IBM que compara o cenário ao “Wild Wild West”, “onde ninguém merece confiança”, refere-se.

Isto porque, actualmente, o problema não se coloca apenas aos domínios maliciosos, tendo sido registado um aumento de malware em sites considerados seguros, incluindo motores de busca populares, blogues, páginas pessoais, revistas electrónicas e outros portais generalistas.

O relatório semestral alerta igualmente para a maior sofisticação na exploração de vulnerabilidades, segundo a Lusa.

Os promotores do documento observaram um aumento significativo de ataques a aplicações baseadas na Internet com a intenção de extorquir e manipular informação e controlar os computadores infectados.

A X-Force dá como exemplo os ataques de injecção SQL, que registaram um crescimento de 50 por cento entre o último trimestre de 2008 e o primeiro de 2009 e quase duplicaram entre o primeiro e segundo trimestres deste ano.

Relativamente ao tipo de ataques, o relatório constata que os cavalos de Tróia representam mais de metade (55%) de todo o novo malware e parecem estar a tomar o lugar do phishing, que diminuiu drasticamente no período observado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.