
O número de links maliciosos existentes na Internet aumentou 508 por cento nos primeiros seis meses do ano. Os dados constam de um relatório X-Force da IBM que compara o cenário ao “Wild Wild West”, “onde ninguém merece confiança”, refere-se.
Isto porque, actualmente, o problema não se coloca apenas aos domínios maliciosos, tendo sido registado um aumento de malware em sites considerados seguros, incluindo motores de busca populares, blogues, páginas pessoais, revistas electrónicas e outros portais generalistas.
O relatório semestral alerta igualmente para a maior sofisticação na exploração de vulnerabilidades, segundo a Lusa.
Os promotores do documento observaram um aumento significativo de ataques a aplicações baseadas na Internet com a intenção de extorquir e manipular informação e controlar os computadores infectados.
A X-Force dá como exemplo os ataques de injecção SQL, que registaram um crescimento de 50 por cento entre o último trimestre de 2008 e o primeiro de 2009 e quase duplicaram entre o primeiro e segundo trimestres deste ano.
Relativamente ao tipo de ataques, o relatório constata que os cavalos de Tróia representam mais de metade (55%) de todo o novo malware e parecem estar a tomar o lugar do phishing, que diminuiu drasticamente no período observado.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários