Já são conhecidos os resultados da terceira vaga do estudo realizado pelo projeto ySkills, onde Portugal participa. A iniciativa, financiada pela Comissão Europeia, centra-se em torno das competências digitais de adolescentes, procurando explorar ligações entre esta área e atividades, relações entre pares, capacidades cognitiva, assim como atividade cerebral.
Em Portugal, foram inquiridos 771 alunos em 8 escolas portuguesas. O estudo baseia-se no indicador de competências digitais para jovens, que toma o nome yDSI, desenvolvido pelo projeto.
Em média, os adolescentes questionados consideram saber fazer muito bem 73% das atividades relacionadas com comunicação e interação digital, e apenas 40% das atividades relativas a informação e navegação, indica o estudo.
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Os especialistas do projeto detalham que o auto-reporte das competências digitais aumenta com a idade, sendo possível verificar esta tendência nas quatro áreas analisadas.
Por um lado, os rapazes consideram saber fazer muito bem 46% das atividades de informação e navegação. Por outro, as raparigas avaliam desse modo apenas 34% destas atividades.
No que toca à média de respostas corretas sobre conhecimentos digitais, esta está na ordem dos 57%: um valor que é similar entre rapazes e raparigas e aumenta com a idade, indicam os dados avançados pelo projeto.
Como evoluiu a literacia digital nos 598 adolescentes portugueses que participaram nas três vagas? Em 2023, a categoria de comunicação e interação é a que apresenta o valor mais elevado em literacia digital (66%), sendo também a dimensão com maior aumento (9%) ao longo dos três anos do projeto. Já o valor mais baixo (44%) continua a ser o da categoria informação e navegação.
A tendência verificada é que literacia digital aumenta com a idade. Os dados dão a conhecer que os rapazes apresentam níveis ligeiramente mais elevados de literacia digital (56% para 53% nas raparigas). As raparigas apresentam valores mais elevados de conhecimento sobre como funciona a Internet (58% para 56% nos rapazes).
Ao todo, 6.253 jovens responderam ao questionário ySKILLS, num conjunto de países onde se incluem Estónia, Itália, Finlândia, Polónia e Alemanha, além de Portugal. Deste conjunto, 2.660 participaram nas três vagas. Para avaliar a proporção de competências e de conhecimentos de nível elevado entre os participantes das três vagas, para perceber como evoluiu, foi criado um índice de literacia digital.
Segundo o projeto ySKILLS, em todos os países analisados, as competências de comunicação e interação apresentaram os níveis mais elevados de literacia digital. Por contraste, as competências de navegação e processamento de informação apresentaram o nível mais baixo.
O projeto ySKILLS encontra-se agora na última etapa dos seus quatro anos, tendo concluído três anos do inquérito longitudinal. A conferência final do projeto europeu ySKILLS está marcada para o próximo dia 30 de novembro, seguindo o tema “Será que as crianças têm competências suficientes para o mundo digital?”. O evento, que decorrerá no Irish College da Universidade de Lovaina, Bélgica, terá também transmissão online.
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