Totalmente renovado, o dados.gov oferece agora novas soluções no que diz respeito à navegação e integração de dados, resultantes “da aplicação das melhores práticas internacionais no domínio das plataformas de dados públicos”, refere a Agência para a Modernização Administrativa numa nota enviada às redações.

O portal está agora melhor tanto ao nível da navegação e da usabilidade como da estrutura de conteúdos, garante a AMA. Apostou-se também nas funcionalidades de interação com outros portais e catálogos de dados, acrescenta-se.

A nova versão substitui a plataforma homónima original, disponibilizada oficialmente em 2012, oferecendo 1.678 conjuntos de dados (datasets), comparando com os 786 da versão anterior, num aumento de 113%. Neste momento, é disponibilizada informação de 57 organismos, valor que representa uma subida de 119% face aos 26 organismos da versão anterior.

A partir do dados.gov.pt incentiva-se a partilha e reutilização de dados de interesse público. A plataforma é gerida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), tendo sido desenvolvida e disponibilizada em open source.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.