Este ano com o tema "Juntos vamos criar uma Internet melhor", a iniciativa envolve mais de 100 países em seis continentes.

Em Portugal terão lugar mais de 600 ações dinamizadas pelo Centro Internet Segura que têm como objetivo sensibilizar a população, em especial jovens e crianças, para beneficiar em segurança das oportunidades oferecidas pela Internet.

Estendem-se também a outros grupos da população, nomeadamente seniores e pessoas com necessidades especiais, incluindo várias iniciativas destinadas a pais e educadores.

Entre as propostas está uma competição nacional, para jovens até aos 30 anos, promovida pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), para a criação de um vídeo de até 60 segundos, com referência aos temas “Juntos vamos criar uma Internet melhor” e à “Campanha contra o Discurso de Ódio Online”.

Ao longo dos próximos dias, mais de 250 escolas irão participar em atividades com alunos e/ou encarregados de educação, que promovem a utilização crítica, consciente e segura da Internet, organizadas pela equipa da Seguranet.

O Centro Internet Segura vai promover também ações de sensibilização e formação com o apoio de técnicos locais pertencentes a Bibliotecas Públicas, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições de Solidariedade Social, Espaços Internet, Centros de Ciência Viva, Centros de Inclusão Digital (CID Net), entre outros. Mais de 47.000 pessoas estarão envolvidas, neste período, em ações por todo o país.

O Dia da Internet Mais Segura assinala-se esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, mas as atividades associadas prolongam-se até ao próximo dia 28 de fevereiro.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico