As reservas online somaram mais de metade das vendas de viagens na Europa pela primeira vez, em 2011, segundo o mais recente World Travel Monitor, produzido pela IPK International.



Citados pela imprensa especializada, os dados da análise mostram que 55% das reservas de viagens foram realizadas através da Internet. O valor mostra um crescimento de 15% comparativamente ao ano anterior.



No processo online, a maioria das reservas decorreu via agente de viagens, com o recurso direto aos sites das operadoras a classificar-se atrás (49%).



Entre os dados recolhidos, a consultora alemã destaca o recurso aos telemóveis, que terão somado dois por cento do total de vendas através das páginas Web das agências, cabendo o restante aos computadores.



A IPK International sublinha que os valores ainda são baixos, mas a representatividade do mobile deverá aumentar, ainda que dificilmente possa chegar a principal meio de reserva, considera a consultora.



O Reino Unido foi o país que mais dinâmica mostrou na utilização do recurso, somando um quarto das vendas totais de viagens feitas através de smartphones.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé