A Apple prepara-se para alargar o tempo de escuta gratuita das músicas que disponibiliza para venda através do iTunes. A intenção foi confirmada por um porta-voz da empresa à C|Net, depois de um distribuidor de música em formato digital ter antecipado a possibilidade.

Segundo a informação avançada pelo site especializado, a loja virtual de música da fabricante do iPhone e do iPod vai passar a permitir aos utilizadores que ouçam um tema durante 90 segundos, ao invés dos habituais 30, antes de decidirem se o querem adquirir.

A novidade, a ser implementada “em breve”, vai aplicar-se apenas a faixas com uma duração a partir de dois minutos e meio, adiantou a empresa, mantendo-se nos restantes temas o tempo de escuta habitual, que não ultrapassa meio minuto.

A Apple terá começado ontem a notificar editoras e outros parceiros da indústria musical das suas intenções, através de um aviso que entretanto começou a circular online (e reproduzimos abaixo), mas já a 30 de Agosto a possibilidade tinha sido alvo de rumores.

O período de escuta a implementar, que triplica (para os temas abrangidos) o actualmente em vigor, representa a possibilidade de ouvir mais de metade de uma faixa com a duração mínima exigida para que se lhe aplique o novo “regime”.

De acordo com a CNet o alargamento já era desejado há algum tempo, sendo encarado pela Apple como uma manobra que fará aumentar também o número de vendas da sua loja virtual. O anúncio era esperado durante a conferência da empresa no início de Setembro, mas apenas recentemente a companhia terá conseguido chegar a negociações com os detentores de direitos de autor.

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