O Ministério da Ciência e da Tecnologia e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) preparam-se para assinar amanhã, dia 16 de Fevereiro, uma parceria mediante a qual todas as Juntas de Freguesia do país vão poder disponibilizar, a partir das suas instalações, postos públicos de acesso gratuito à Internet financiados por aquele ministério.



Além de custear a aquisição do material informático em 75 por cento, o MCT reembolsará as Juntas de Freguesia dos custos efectivos da ligação à Internet, no período de serviço livre e gratuito ao público estabelecido.



A ANAFRE ficará responsável por conceber e disponibilizar um site onde se incluam todos os postos públicos de acesso a Internet em funcionamento nas Juntas de Freguesia nacionais, respectiva localização e horário de funcionamento.



No dia em que se comemora a iniciativa "Internet.pt - Um dia com a Internet" serão igualmente assinados protocolos com as Escolas Superiores de Educação e com a Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP). No primeiro caso, o MCT acorda o acompanhamento do uso da Internet para fins pedagógicos junto dos professores e alunos das escolas públicas do 1.º Ciclo do Ensino Básico.



Segundo o explicado em comunicado enviado à imprensa, estas acções de acompanhamento visam, essencialmente, dotar cada escola EB1 da capacidade de produzir páginas na Web com a participação dos próprios alunos e promover e certificar a aquisição de competências básicas em tecnologias da informação pelos alunos que concluem este ciclo de ensino através do exame prático estabelecido pelo Diploma de Competências Básicas em Tecnologias de Informação.



O protocolo a assinar com a AEEP visa a ligação à Internet de todas as escolas privadas e cooperativas com o primeiro ciclo do ensino básico. O objectivo é alargar a este tipo de estabelecimentos de ensino o programa "Internet na Escola", que já ligou todas as escolas públicas e privadas do 5.º ao 12.º ano e todas as escolas públicas do 1.º Ciclo do Ensino Básico à Internet, através da Rede Ciência Tecnologia e Sociedade.



Na mesma ocasião, é igualmente assinado um protocolo entre o Ministério da Ciência e da Tecnologia e o Estado Maior do Exército para a
realização de acções que visem a atribuição do Diploma de Competências
Básicas em Tecnologias de Informação nas unidades e estabelecimentos do exército português.



A iniciativa "Internet.pt - Um dia com a Internet" está a cargo do MCT e visa promover o contacto dos cidadãos com os responsáveis e intervenientes nos diferentes projectos em curso no nosso país. Tal como mencionado anteriormente, o evento decorrerá amanhã e terá lugar no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das nações, em Lisboa.



Notícias Relacionadas:

2002-02-15 - CANTIC de Vila Real possibilita troca de correspondência postal com invisuais

2001-02-08 - "Um dia com a Internet" abre janela para uso social das TICs

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.