Os responsáveis do popular serviço de arquivo de ficheiros digitais vão começar por lançar uma plataforma de mensagens baseada na web, que terá como principal característica a segurança das comunicações e a garantia de que todos os conteúdos que por lá passam são cifrados e à prova de monitorização por terceiros.



Para daqui a alguns meses está também previsto o lançamento de um serviço de email completo, com as mesmas características de segurança que caraterizarão o serviço de mensagens.



A informação foi detalhada por Vikram Kumar, diretor geral do Mega. "Esperamos ter o serviço de mensagens inserido no Mega em quatro a cinco semanas e nas aplicações em dois ou três meses".



O mesmo responsável adiantou que um novo serviço de correio eletrónico cifrado deverá ser lançado "num período de seis a nove meses". O prazo previsto neste momento pode no entanto sofrer atrasos se o período necessário para o desenvolvimento se revelar mais lento que o estimado.



Vikram Kumar defendeu ainda que a decisão de diversificar as ofertas disponíveis no mercado, surge pela necessidade de criar alternativas que sejam capazes de assegurar a privacidade dos utilizadores.



As questões da atualidade, como PRISM, serão um sinal disso, assim como a forte adesão dos utilizadores a projetos que se revelem capazes de dar essa garantia.



Um dos exemplos apontado pelo responsável é o projeto de um dos fundadores do The Pirate Bay, Peter Sunde, que em 36 horas conseguiu 100 mil dólares de apoio para financiar um novo serviço de web de mensagens com a mesma garantia de segurança.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico