A partir desta terça-feira, 14 de janeiro de 2025, os filtros de realidade aumentada (RA) criados por terceiros deixam de estar disponíveis no Instagram e no Facebook. A decisão, anunciada em agosto do ano passado pela Meta, esta relacionada com o encerramento da plataforma Meta Spark, usada por criadores independentes para desenvolver e gerir efeitos com esse tipo de tecnologia.

A medida implica o desaparecimento de mais de dois milhões de efeitos criados por utilizadores, incluindo filtros de beleza e publicitários desenvolvidos por marcas, que serão removidos das redes sociais da gigante tecnológica. Apenas os filtros desenvolvidos pela própria Meta, atualmente cerca de 160, vão continuar disponíveis.

Lançada há sete anos, a Meta Spark tornou-se uma ferramenta essencial para criadores em 190 países, com cerca de 600 mil utilizadores registados. A plataforma permitia criar, testar e publicar efeitos de RA. Com o encerramento das ferramentas associadas, como o Meta Spark Studio, Player e Hub, os criadores deixarão de ter acesso a estas funcionalidades, o que gerou críticas dentro da comunidade.

Segundo justificou a Meta, a mudança faz parte de uma estratégia para redirecionar recursos para o desenvolvimento de tecnologias de realidade aumentada e inteligência artificial. Isto quando a empresa tem investido em dispositivos como os óculos inteligentes Ray-Ban Stories e o headset Quest.

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“Estamos comprometidos com nossos investimentos de longo prazo em novas plataformas que vão além das experiências 2D atuais”, afirmou a empresa na altura do anúncio.

Embora a Meta não tenha mencionado a questão da saúde mental como razão para a mudança, a decisão surge num contexto de crescente preocupação com o impacto dos filtros de beleza nos padrões de autoimagem e bem-estar. Redes como o TikTok já implementaram restrições ao uso de filtros de beleza para menores de 18 anos.

Para os utilizadores que já publicaram conteúdos com efeitos de terceiros, as publicações existentes não serão afetadas. No entanto, a criação ou uso de novos filtros independentes dentro das plataformas Meta já não será possível.