A Meta anunciou que a partir do início de dezembro vai encerrar o Facebook News, a área dedicada a conteúdos de notícias no Reino Unido, França e Alemanha. A empresa de Mark Zuckerberg diz que as editoras e portais podem continuar a ter acesso às suas contas da rede social e às Páginas, onde continuam a publicar os seus links de artigos e conteúdos. E reforça que vai honrar os compromissos e obrigações nos acordos que fez para o Facebook News com as empresas dos três países.

A empresa diz que se trata de um esforço de melhor alinhar os seus investimentos em produtos internos e serviços que as pessoas dão mais valor. No fundo, trata-se de um corte de custos, direcionando o investimento para aquilo que os utilizadores mais desejam ver na plataforma, dando o exemplo dos vídeos de formato curto. “Sabemos que as pessoas não vêm ao Facebook para notícias ou conteúdo político, mas sim para se conectarem a outros e descobrir novas oportunidades, paixões e interesses”.

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Segundo a Meta, a funcionalidade Facebook News contabilizava apenas com menos de 3% do que as pessoas em todo o mundo veem no feed da rede social. E por isso, esta é apenas uma parte pequena da experiência das pessoas.

A decisão não pretende ter impacto nos produtos e serviços da Meta nestes países e as pessoas vão continuar a poder ver os links das notícias nos seus murais. Nada se altera na plataforma, tirando a área agregadora que desapareceu. A medida foi bem mais ligeira da que tomada no Canadá, quando a Meta decidiu eliminar todo o conteúdo noticioso do Facebook depois da aprovação do projeto de lei que exigia às gigantes tecnológicas, incluindo a Google, que pagassem aos media todas as partilhas realizadas nas suas plataformas.

As editoras de notícias são igualmente incentivadas a usar o Reels e o sistema de anúncios para promover os seus produtos e gerar tráfego para os seus websites e dessa forma manterem os 100% das receitas geradas fora do Facebook. Mas até expirarem os acordos realizados com as empresas dos três países, a Meta diz que vai honrar os compromissos estabelecidos, mas não vai renovar ou oferecer mais produtos especificamente criados para editoras de notícias no futuro.

Segundo a sua página de ajuda, o Facebook News estava disponível no Estados Unidos da América, no Reino Unido, na Alemanha, na Austrália e em França. A partir de dezembro apenas nos Estados Unidos e Austrália.