A Meta anunciou o encerramento da plataforma Spark, um estúdio com ferramentas para a criação de efeitos especiais de realidade aumentada para as redes sociais Instagram e Facebook. A ferramenta estava disponível para criadores de conteúdos e empresas na criação de efeitos e memes para as partilhas nas redes.
“Depois de uma avaliação, tomámos a decisão de encerrar a plataforma Meta Spark de ferramentas para terceiros e conteúdos, a partir do dia 14 de janeiro de 2015”, lê-se no comunicado no blog da Meta. A empresa de Mark Zuckerberg aponta que os efeitos de realidade aumentada construídos por terceiros, incluindo as desenvolvidas pelas marcas e a sua comunidade de criadores de conteúdos em AR, deixam de estar disponíveis a partir dessa data. Já os efeitos de AR da Meta vão continuar a estar disponíveis aos utilizadores diretamente das suas aplicações das redes sociais.
Na mensagem, a Meta diz-se agradecida à comunidade, as empresas e outros que fizeram parte da jornada do Meta Spark. Refere que quando lançou a plataforma há sete anos, as experiências fundidas com realidade aumentada eram novas para a maioria dos consumidores. E desde então, a comunidade de criadores ajudou a estender o alcance da tecnologia a milhões de pessoas nas plataformas da Meta.
A decisão foi feita no esforço da Meta dar prioridade a produtos que acredita servirem melhor as necessidades futuras dos seus consumidores e empresas. E compromete-se a fazer a transição mais suave possível, dando assim alguns meses até ao encerramento para os utilizadores do Spark manterem o acesso.
O encerramento do Spark não está a ser bem-recebido pela comunidade de criadores. Os efeitos, as máscaras, os memes criados em realidade virtual são considerados uma das principais formas de interação entre a comunidade. O Business Insider dá nota da indignação dos utilizadores, uma vez que as ferramentas são importantes para a atividade dos criadores de conteúdos em realidade aumentada.
Segundo uma criadora entrevista pela publicação, o encerramento vai afetar a comunidade de criadores, uma vez que o Instagram é uma plataforma-chave para a distribuição dos efeitos de realidade aumentada, considerando o seu alcance global. Além de não poder mais publicar o seu trabalho na rede social, também deixa de oferecer os efeitos aos seus clientes. A decisão da Meta vai empurrar muitos artistas para outras ferramentas, como o Snapchat, apontam os criadores.
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