Em Julho, o número de utilizadores domésticos de Internet que se liga através de serviços de banda larga ultrapassou pela primeira vez o de internautas com ligações de dial-up nos Estados Unidos. O relatório da Nielsen//NetRating mostra que no mês de Julho existiam 63 milhões de utilizadores Internet ligados através de redes de cabo, DSL ou RDIS.



Um Junho a percentagem de utilizadores domésticos com ligações em banda larga era apenas de 49 por cento, enquanto as ligações dial-up reuniam 51 por cento das preferências. A inversão dos valores segue a tendência crescente de adopção de ligações mais rápidas, que tem vindo a concretizar-se lentamente mas de forma segura no último ano, sendo que em Julho de 2003 a percentagem de utilizadores de serviços de banda larga era de 38%.



Para este cálculo, a Nielsen//NetRating considera como linhas de banda estreita as velocidades entre 14,4 e os 56 kbits por segundo, normalmente disponibilizado em ligações de dial-up. Na área da banda larga são incluídas as redes de cabo, DSL e mesmo RDIS, apesar da sua velocidade não ultrapassar os 128 kbits por segundo.



Apesar de ainda longe das metas definidas por Bush, de disponibilização universal de serviços de banda larga nos Estados Unidos até 2007, as empresas de telecomunicações oferecem cada vez mais alternativas aos utilizadores que queiram assinar serviços de maior velocidade. O Wi-Fi é uma das adições mais recentes a esta vasta gama de tecnologias que garante acesso a conteúdos mais ricos e de forma mais rápida.



A marca agora ultrapassada de metade dos utilizadores domésticos a usar ligações de banda larga mantém-se ainda atrás da registada noutros países na Ásia e Europa. Só o Japão conta actualmente com uma percentagem de utilizadores domésticos em banda larga que ultrapassa os 90 por cento.



Também ontem o Leichtman Research Group divulgava números de assinaturas de serviços DSL e de Cabo para o segundo trimestre de 2004. Segundo os dados desta consultora, os assinantes de DSL ultrapassaram os de serviços de cabo, contabilizando 11,1 milhões de subscritores.

Notícias Relacionadas:

2004-03-29 - Bush estabelece 2007 como meta para disponibilidade universal da banda larga nos EUA