A Microsoft declarou que está prestes a tomar novas medidas com vista à protecção da privacidade dos consumidores no que diz respeito às buscas na Internet e publicidade online. A decisão responde às movimentações da indústria neste sentido e às preocupações da opinião pública.




A empresa anuncia que vai tornar anónimos todos os dados privados recolhidos através de buscas no Live Search 18 meses após estes entrarem nos sistemas da empresa. No entanto, caso receba o consentimento do consumidor, os dados recolhidos pela Microsoft poderão ficar disponíveis por um período mais alargado.




A Microsoft pretende armazenar os dados de pesquisa dos utilizadores, mantendo em separado todos os dados pessoais dos consumidores, endereços de email ou números de telefone, assegurando que tomara todas as medidas para que os dois tipos de informações não sejam misturados. Neste sentido, serão também apagadas todas as cookies que identifiquem os utilizadores, os endereços de Internet pesquisados e todos os outros dados que possam identificar os internautas.




No âmbito da iniciativa da Microsoft, o serviço Ask.com acordou unir-se à empresa de Bill Gates nesta campanha pela adopção de medidas comuns para a protecção da privacidade dos utilizadores e uso comercial de dados privados de terceiros.




Esta estratégia surge numa altura em que uma forte polémica envolve o Google e a DoubleClick, que a empresa de pesquisas adquiriu.
O facto do motor de busca armazenar dados sobre as pesquisas e hábitos de navegação de milhões de utilizadores e passar com o negócio a poder juntar essa informação à recolhida pela DoubleClick que através de cookies incluídos nos banners recolhe dados sobre os hábitos de Internet dos utilizadores tem estado em análise por reguladores e governos.




A decisão da Microsoft surge também pouco tempo depois da concorrente Google ter aceite reduzir o período durante o qual guarda informações de pesquisa dos utilizadores, respondendo a uma exigência da Comissão Europeia.



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