A Microsoft apresentou em tribunal 117 queixas contra operadores de sites anónimos, que acusa de estarem implicados em estratégias que visam obter de forma fraudulenta informação pessoal e financeira de consumidores desprevenidos, uma prática conhecida como phishing.



Os processos movidos são, segundo a gigante da informática, uma tentativa para estabelecer ligações entre estas redes dedicadas ao phishing, de modo a descobrir os maiores operadores deste tipo de manobras.


A par dos processos movidos em tribunal, a Microsoft uniu-se à Federal Trade Commission (FTC) e à National Consumers League numa nova campanha de sensibilização dos utilizadores sobre esta ameaça, informa a gigante do software num comunicado.



Os esquemas fraudulentos de roubo de identidade, em que indivíduos enviam mensagens de correio electrónico fazendo, por exemplo, passar-se por entidades financeiras de modo a tentar obter passwords e dados pessoais dos internautas têm vindo a aumentar exponencialmente nos últimos tempos. Só em 2004 foram detectados 18 milhões de emails com estas características, segundo a MessageLabs.



Já a FCT reporta que o roubo de identidade foi a queixa mais comum entre os consumidores durante o ano passado, ao mesmo tempo que surgiu pela primeira vez no topo da lista de esquemas fraudulentos de Internet e telemarketing da National Consumers League, indica-se no comunicado da Microsoft.




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