A Microsoft anunciou hoje a criação de algumas novas ferramentas contra as spam para os seus serviços MSN e Hotmail, com as quais afirma poder bloquear 2,4 mil milhões de mensagens indesejadas por dia.

A primeira das ferramentas é o Multitiered Approach, um serviço que impede que as imagens indevidamente enviadas sejam descarregadas, a não ser que o remetente esteja incluído na lista de contactos do destinatário. Este produto visa combater os chamados web beacons, que após o destinatário abrir as imagens fornecem a indicação de que aquele endereço está activo e pode ser "bombardeado". Com este serviço os beacons podem ser detectados uma vez que as referidas imagens aparecem numa janela à parte, o que evita que os utilizadores tenham de a descarregar para visualizar o seu conteúdo.

Outra das novas ferramentas é o HIP (Human Interactive Proof) cuja tarefa é a de impossibilitar aos spammerms a utilização de bots (um agente que executa uma tarefa repetitiva), scripts e outros métodos automatizados de criação de contas de email, uma vez que exige a todos os seus clientes a utilização de uma série de códigos de difícil descodificação aquando do processo de registo.

O anúncio da Microsoft de criação destes novos serviços surge numa altura em que as empresas de serviços online têm vindo a utilizar cada vez mais frequentemente os produtos anti-spam como factor distintivo e competitivo em relação às suas concorrentes mais directas. A America Online, por exemplo, anunciou recentemente a detecção de 2 mil milhões de spam num dia e a EarthLink anunciou ontem mesmo a criação de novas e duras medidas contra a proliferação de mensagens electrónicas indesejadas.

Segundo a empresa Brightmail, o volume de spam disparou durante o ano de 2002, sendo agora responsável por praticamente um terço do tráfego de mensagens na Internet.

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