A Microsoft anunciou o lançamento do Kids Mode. Trata-se de um modo infantil, para o Edge, que torna a navegação mais segura e intuitiva para crianças. "É um ambiente protegido, para crianças até aos 12 anos, que dá aos pais alguma paz de espírito quando os filhos estiverem a explorar a internet num aparelho partilhado pela família", explicou Divya Kumar, diretor de produto responsável pelo browser, em conversa com o The Verge.

Para ativar o Kids Mode, basta clicar na sua fotografia de perfil e selecionar a opção dedicada que agora surge nesse menu. Uma vez ativo, a navegação fica circunscrita aos websites aprovados.

A empresa sublinha que o Kids Mode foi desenhado para responder aos casos em que os pais passam um portátil para as mãos dos filhos, sendo que esta é uma solução instantânea e fácil de aplicar. Quando ativa o Kids Mode, pode escolher a idade da criança que vai ficar no computador, para adaptar a experiência às suas necessidades. Este modo permite-lhe acompanhar a navegação e filtrar os resultados de pesquisa, excluindo, logo à partida, qualquer conteúdo gráfico e textual para adultos.

A lista de sites permitidos conta com 70 nomes à priori, adicionados pela Microsoft, mas é possível juntar outras páginas manualmente.

Neste modo, ficam também bloqueados alguns atalhos de teclado, para impedir que as crianças desliguem o Kids Mode. Manualmente, é também impossível de desligar o modo sem as credenciais de acesso ao computador.

Caso a criança tente aceder a um site bloqueado, é exibido um ecrã com um aviso que lhe sugere que peça permissão a um adulto.

Esteticamente falando, é possível personalizar os temas com várias cores ou optar por máscaras alusivas aos universos Disney e Pixar.

Em comparação com outros modos do género, Kumar acredita que a solução da Microsoft é mais fácil de utilizar, uma vez que não exige qualquer tipo de inscrição e é imediata.

O Kids Mode está disponível no Microsoft Edge, tanto para Windows como para macOS.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.