A Microsoft anunciou que esá a preparar o seu próprio serviço de digitalização de livros, que conta apresentar em versão beta já no próximo ano como mais uma funcionalidade do MSN. Numa primeira fase, o projecto conta com a colaboração do Yahoo e da Internet Archive, que recentemente anunciaram também uma iniciativa concorrente à do Google. Com a colaboração destes parceiros a gigante do software pretende ver digitalizados 150 mil livros do domínio público.

Esta fase do projecto deverá custar cerca de 4 milhões de euros, sendo que cada livro terá em média 300 páginas e que cada página terá um custo de 8 cêntimos.



Numa segunda fase, a Microsoft prevê proceder à digitalização de livros das bibliotecas protegidos por direitos de autor, negociando directamnete com as editoras para o poder fazer.

Além do serviço de digitalização, a Microsoft planeia também disponibilizar serviços alternativos que permitam aos utilizadores anotar trabalhos, criar grupos de discussão ou mover textos para aplicações produtivas.



A empresa acrescenta em comunicado que irá colaborar com organizações, instituições de ensino e bibliotecas de todo o mundo e criar um índice baseado em informações de várias fontes.



O Google, que foi o primeiro motor de busca a disponibilizar um serviço de digitalização de livros, enfrenta actualmente dois processos em tribunal. Uma organização de escritores designada Author Guild foi a primeira a avançar para tribunal, já no mês passado, alertando para a violação de direitos de autor que o projecto Google Print Library implica.



A Association of American Publishers avançou com um novo processo na semana passada acusando mais uma vez a empresa de Internet de violar as leis que protegem os direitos de autor. O Google defende-se dizendo que disponibilizará apenas frases dos livros, com excepção dos casos em que tenha autorização expressa para ir mais longe.

Notícias Relacionadas:
2005-10-03 - Yahoo prepara projecto de digitalização de livros concorrente ao do Google

2005-09-30 - Comissão Europeia propõe estratégia concertada para digitalização de conteúdos das bibliotecas

2005-08-12 - Google suspende temporariamente projecto de digitalização de livros