Os esquemas de phishing são uma das ameaças mais prevalentes do mundo online e registaram um aumento significativo com a pandemia de COVID-19. À medida que várias empresas continuam a operar remotamente, com outras a adotar modelos de trabalho híbrido, a Microsoft decidiu introduzir novas proteções contra phishing na sua plataforma de videochamadas.

De acordo com a tecnológica, o uso do Microsoft Teams cresceu de forma “explosiva” ao longo dos últimos 18 meses. Perante a adesão, a empresa afirma que a segurança da plataforma passa a ter uma importância ainda maior.

Os ataques de phishing são frequentemente levados a cabo através de links maliciosos em emails ou mensagens. Através de uma melhoria ao Microsoft Defender para o Office 365 será possível proteger os utilizadores de ataques orquestrados através de links.

A Microsoft detalha que o sistema Safe Links é capaz de analisar imediatamente os links caso os utilizadores acabem por clicar neles. Se o endereço for de facto malicioso, o sistema apresenta um aviso ao utilizador, impedindo a sua abertura, como poderá ver no vídeo que se segue.

Como funciona o sistema de proteção contra phishing no Microsoft Teams?

De acordo com a empresa, o sistema Safe Links já conseguiu detetar perto de 2 milhões de URLs maliciosos que podem ser usados por atacantes para levar a cabo campanhas de roubo de credenciais.

O Safe Links poderá ser usado tanto nas conversas privadas, de grupo e canais do Microsoft Teams. A funcionalidade estará disponível para os clientes empresariais que usem simultaneamente a plataforma e o Microsoft Defender para o Office 365.