A partir do próximo mês de fevereiro, a Microsoft altera o sistema de login nas suas contas. Hoje, quando o utilizador liga a conta é-lhe perguntado se quer manter o login ativo. Depois desta alteração isso vai acontecer sem pedido de confirmação. Ou seja, quando digitar email e password para entrar no Outlook, ou noutro serviço Microsoft a partir do browser, a sessão permanecerá ativa até que a encerre.

Como sublinha o The Verge, a alteração pode ser problemática para quem costuma aceder à sua conta Microsoft a partir de computadores públicos ou de acesso partilhado. Se não tiver o cuidado de desligar a sessão quando terminar, esta ficará ativa e outros utilizadores poderão ter acesso à sua conta de email e a outros serviços.

How to TEK: Saiba como criar uma passkey para a conta Microsoft
How to TEK: Saiba como criar uma passkey para a conta Microsoft
Ver artigo

Para acautelar esquecimentos, uma boa estratégia pode passar por usar uma janela de browser privada quando está a usar um computador que não é usado apenas por si. Assim, quando a sessão for encerrada, é finalizada também qualquer sessão que estivesse ativa.

Se não o fizer e se esquecer mesmo da sessão aberta num PC público, tem sempre a possibilidade de fechar a sessão mais tarde, remotamente, usando a opção de encerrar todas as sessões ativas da conta em diferentes browsers. Isto vale para diferentes equipamentos também, excluídos consolas.

Esta é mais uma opção, mas claro que esta não é a melhor opção, porque entre o momento em que encerra a conta e a altura em que saiu do computador público onde deixou a sessão aberta, alguém pode ter tido acesso aos dados que ficaram acessíveis a olhares indiscretos.

Já este ano, a Microsoft disponibilizou a possibilidade de criar passkeys para as suas contas, um sistema mais simples e mais seguro de autenticação. Permite diferentes formas de desbloquear as contas, desde o reconhecimento facial através do Windows Hello, sistema biométrico de impressões digitais ou um PIN, conforme os formatos suportados pelo equipamento.