Dedicado às crianças e jovens entre os 8 e os 13 anos, o Portalis é um projecto online criado pela Mind onde os mais novos poderão encontrar informação adaptada à sua idade sobre diversos assuntos da sociedade portuguesa actual.


O Portalis é formado por quatro sites ou áreas temáticas - Arte, Internet, Cidadania e Segurança -, onde são explicados os conceitos básicos de cada tema. Paralelamente existem propostas lúdicas em que o conceito subjacente é "aprender brincando".



Co-financiado pelo POSI (Programa Operacional para a Sociedade de Informação), a missão do Portalis é, segundo a sua criadora, formar crianças e jovens para um melhor conhecimento e compreensão do mundo que os rodeia, bem como a sociedade em que se inserem. "Cada site procura dar, de uma forma acessível, uma visão abrangente e bastante completa do tema", refere-se em comunicado enviado à imprensa.



Em cada uma das secções temáticas existe um herói virtual - a Artis, a Netis, o Polis e o S.O.S.is - que apresenta e explica o conceito, o funcionamento e a finalidade de cada item. Com o portal pretende-se simultaneamente incrementar a comunicação e interacção entre os mais novos, através da criação de páginas pessoais e fóruns de discussão.



A MInd apostou também numa parte lúdica, que apresenta jogos e brindes virtuais, estes últimos, formados por wallpapers e postais que podem ser utilizados pelos mais jovens para personalizar os seus computadores ou para trocar com os amigos.



O Portalis apresenta-se também como um instrumento de apoio para os pais, professores e educadores em geral, na medida em que os temas abordados poderão servir de complemento aos programas escolares.



No comunicado enviado à imprensa, a Mind salienta ainda que a produção do novo portal esteve a cargo de uma equipa "experiente e com currículo comprovado na produção de conteúdos digitais para crianças e jovens", nomeadamente através de um conjunto de distinções e prémios nacionais obtidos nos últimos anos, como o segundo prémio na categoria Internet no 5º Concurso Nacional de Software da Microsoft, com o site Nik, durante o ano passado, ou o Prémio Democracia e Cidadania atribuido pela APDC ganho pelo mesmo projecto em 2001.



Notícias Relacionadas:

2002-05-28 - Microsoft Portugal anuncia vencedores da 5ª edição do Concurso Nacional de Software

2001-10-26 - Anetie distribui Prémio Empresas-Tecnologias de Informação 2001

2001-05-04 - Prémio Multimédia XXI distingue «Trilogia com Artur Bual»