Aumentar a cobertura da banda larga na Europa até pelo menos aos 90 por cento e tornar todos os sites públicos acessíveis até 2010 são algumas das metas incluídas na iniciativa pan-europeia de e-Inclusão, que foi hoje subscrita pelos ministros que representa 34 países europeus. A declaração ministerial de Riga envolve o acordo dos ministros dos 25 Estados membros da União Europeia, assim como países candidatos e países do Espaço Económico Europeu e EFTA.

A iniciativa tinha sido já traçada pela Comissão Europeia, que se congratula agora pelo acordo na voz de Viviane Reding, Comissária Europeia para a Sociedade de Informação e Media. "Muitos europeus ainda tiram poucos benefícios das tecnologias da informação e da comunicação e milhões de pessoas estão em risco de serem deixadas para trás", sublinha a comissária que acrescenta que "facilitar o acesso a todos os europeus em termos iguais à sociedade da informação é não só uma necessidade social mas também uma grande oportunidade de negócio para a indústria".

Entre as metas traçadas inclui-se a redução da divisão digital de grupos em risco de exclusão, como idosos e pessoas com deficiências, assim como desempregados, até 2010. Até à mesma data a iniciativa e-Inclusão quer conseguir o alargamento da cobertura de banda larga na Europa a pelo menos 90 por cento da população, sendo que em 2005 apenas 60 por cento das empresas e lares nas zonas remotas podiam subscrever estes serviços nos 15 Estados europeus.

Outras metas traçadas incluem a acessibilidade de todos os sites públicos da UE até 2010, o desenvolvimento de acções de literacia digital e formação em grupos de risco. Até ao final do próximo ano deverão ainda ser produzidas novas recomendações de normas de acessibilidade que entrem em vigor na aquisição de produtos da AP, assim como medidas legislativas para a e-Acessibilidade que deverão ser consideradas na já revisão que este mês se inicia do quadro regulatório das comunicações electrónicas.

Notícias Relacionadas:

2006-04-29 - Colaboração entre Europa e América Latina deve ser intensificada para maior inclusão social

2005-02-02 - Viviane Reding desvenda novas prioridades para Sociedade da Informação até 2010