A descoberta de novos talentos musicais junto das comunidades portuguesas no estrangeiro é o mote para um novo projecto que une o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o portal SAPO, a Valentim de Carvalho e a RTP.



As quatro entidades assinaram hoje o protocolo que prevê a abertura de um concurso online, a partir do início de Janeiro do próximo ano, no qual todos os interessados poderão participar através do envio dos seus trabalhos, biografias, fotos e letra das músicas para o portal SAPO, candidatando-se à gravação de um disco.



A análise do material proposto a concurso será efectuada por um júri formado pelos representantes dos parceiros envolvidos na iniciativa.



Após a triagem, os participantes seleccionados têm a possibilidade de participar no Festival da Música, associado ao projecto, que será transmitido pela RTP.



Gonçalo Reis, administrador da Rádio e Televisão de Portugal, mostrou a sua satisfação por colaborar com um projecto que "se cruza com o posicionamento da RTP", enquanto representante do serviço público. Pela sua proximidade com as comunidades portuguesas no estrangeiro, através de vários programas transmitidos pelos canais de televisão e rádio, tuteladas pelo grupo RTP, esta missão vem reforçar o elo com os emigrantes e com todos os luso-descendentes, acrescentou o mesmo responsável.



O portal SAPO fez-se representar pelo administrador da PT.Com, Abílio Martins, que defendeu a parceria como um reforço do sucesso que a plataforma nacional tem conquistado através de iniciativas como o Mundo Mix PT, leilões da Cow Parade, entre outras actividades que, directa ou indirectamente, têm levado nomes nacionais além fronteiras.



A fase menos lucrativa que a indústria discográfica atravessa, em muito causada pela pirataria, torna este projecto um desafio para Francisco Vasconcelos, administrados da Valentim de Carvalho. O responsável afirmou que "está na altura de descobrir novos talentos lá fora" mostrando que é "possível ultrapassar as barreiras que as fronteiras representaram, durante tanto tempo".



O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, acredita que esta iniciativa valoriza o património nacional comum não só ao país como às comunidades, a língua portuguesa, o que enquadra com as ambições do Governo no que diz respeito à promoção do nosso idioma.

Notícias Relacionadas:

2006-05-11 - Castelo de S. Jorge acolhe mais uma edição do Mundo Mix PT