A Mozilla apresentou Hubs, um serviço que oferece um espaço para os utilizadores de realidade virtual se encontrarem e conversarem. Não será necessário o registo em qualquer plataforma ou recorrer a plug ins para o browser, basta aceder ao endereço oficial, criar um avatar e estará pronto para interagir com amigos. Para chamar outras pessoas para o local virtual basta gerar um link especial e partilhar, através da opção “convidar amigos”.

No seu blog, a Mozilla explica que o Hubs será a primeira de algumas experiências sociais através de realidade aumentada e virtual previstas para o seu novo browser, o Firefox Reality. O objetivo é levar experiências imersivas ao mainstream, da forma mais simples e imediata possível. E utilizando um simples endereço online, qualquer pessoa pode encontrar-se no espaço virtual, independentemente da plataforma ou dispositivo VR que esteja a utilizar, já que é baseada em tecnologia WebVR. Mesmo que não tenha um periférico de realidade virtual é possível experimentar o Hubs, embora perca a imersão tridimensional.

Segundo a Mozilla, as salas de experiências virtuais ainda são um espaço “selvagem”, onde é necessário encontrar a melhor forma de comunicar, seja através da escrita ou a exprimir emoções. É necessário encontrar uma forma de ver os biliões de endereços online disponíveis para páginas em formato 2D, e integrar novos conteúdos 3D. São questões que a Mozilla quer responder, e ajudar a mapear um mundo virtual que ligue todas as experiências e utilizadores.

Será este o primeiro passo para construir uma experiência semelhante ao Oasis da novela de ficção científica Player Ready One? Para já a Mozilla lançou Hubs como um experimento incompleto intencionalmente, esperando que os utilizadores testem e devolvam feedback. Futuramente poderá ser lançado como um produto completo, caso venha a tornar-se popular. Para já, todos são convidados a experimentar.