Estamos no início oficial do Mobile World Congress mas, como tem sido hábito, foram várias as novidades apresentadas antes do arranque. A Nokia foi uma das primeiras a tomar a palavra em Barcelona, numa conferência de imprensa onde aproveitou o palco para dar a conhecer alguns dos seus projetos menos mediáticos - embora se esperasse o anúncio de pelo menos um smartphone da marca finlandesa, o que acabou por acontecer com o 8118.

MWC18: Nokia volta a apelar à nostalgia com o novo 8110 4G
MWC18: Nokia volta a apelar à nostalgia com o novo 8110 4G
Ver artigo

Um dos destaques deste evento, que contou com a presença de alguns dos mais altos responsáveis da empresa, foi o anúncio de uma parceria com o Facebook para o desenvolvimento de redes Wi-Fi gigabit de 60 GHz. A Nokia explica que o objetivo é criar soluções sem fios de conexão à internet, que não só tenham capacidade para suportar maiores velocidades, mas que permitam também um maior número de ligações em simultâneo. A aplicação desta solução vai ser feita principalmente em zonas urbanas e suburbanas de maior densidade.

Os primeiros testes deste novo sistema, que complementa as atuais infraestruturas de fibra ótica, vão decorrer já em 2018. A tecnologia em causa combina sistemas de ambas empresas, como é o caso da Terragraph do Facebook e da WPON (sistema wireless de rede ótica passiva) da Nokia. Desta forma, as tecnológicas esperam conseguir criar uma plataforma consistente para apresentar ao mercado, de forma a que mais pessoas tenham acesso a ligações Wi-Fi gigabit.

A Nokia explica que a utilização desta tecnologia requer uma instalação física urbana que estabeleça comunicação com um ponto WPON de acesso doméstico, mas sublinha que os custos envolvidos no estabelecimento desta infraestrutura são inferiores aos da fibra ótica.

Recordamos que o SAPO TEK está a acompanhar de perto todas as novidades do MWC, com notícias sobre as apresentações e a exposição, mas também sobre as empresas portuguesas que estão em Barcelona e que somam uma dúzia de expositores.