A Amazon comprou a gigante do cinema e da televisão, MGM. O negócio fechou-se por 8,45 mil milhões, de acordo com um anúncio feito por ambas as empresas, esta quarta-feira. É uma aquisição significativa, para a tecnológica norte-americana, que assim passa a deter um portefólio com mais de 4 mil filmes e 17 mil horas de conteúdos televisivos que podem agora ser carregados na plataforma de streaming, Prime Video.

A MGM é a empresa responsável por vários franchises de sucesso, como James Bond e Rocky. No capítulo das séries, destacam-se nomes como The Handmaid's Tale e Vikings. Para além disto, há também um alinhamento de programas, como o The Voice e o Shark Tank.

"O verdadeiro valor financeiro deste negócio é o tesouro de propriedades intelectuais que nós planeamos reimaginar e desenvolver, em colaboração com a talentosa equipa da MGM", afirmou, em comunicado, Mike Hopkins, vice-presidente do Prime Video e Amazon Studios.

As receitas geradas pela Amazon no mercado do entretenimento ainda são residuais face ao bolo total. No entanto, isso não impede a empresa de investir milhares de milhões de dólares em conteúdos, todos os anos. Neste momento, a plataforma Prime Video conta com cerca de 200 milhões de subscritores.

A MGM era detida por um conjunto de empresas de capital de risco. Em dezembro surgiram as primeiras notícias de que a MGM estaria à venda e só neste mês de maio é que surgiram os primeiros rumores de que a Amazon estaria interessada na sua aquisição.