A Audience Project publicou um estudo sobre o consumo de entretenimento audiovisual no qual conclui que o Netflix perderia cerca de 57% de subscritores, caso decidisse adicionar anúncios à sua plataforma de streaming. Se as mensalidades fossem reduzidas, a empresa continuaria a perder assinantes, mas, nestas condições, apenas 42% abandonaria a plataforma.

O estudo, feito com recurso a uma amostra de cidadãos britânicos, adianta também que os serviços alternativos que exibem anúncios, têm registado um declínio nas audiências.

Plataformas de streaming dominam preferências de "atividades culturais" online na Europa
Plataformas de streaming dominam preferências de "atividades culturais" online na Europa
Ver artigo

A TV é o dispositivo através do qual os britânicos mais assistem a conteúdos por streaming, mas apesar do crescimento exponencial do formato, os canais tradicionais continuam a ser mais populares junto dos jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 25, ainda que ligeiramente. Segundo a Audience Project, 63% deste segmento etário diz consumir conteúdos via streaming, ao passo que 65% assume ver televisão.

O computador é o segundo dispositivo mais usado neste contexto, seguindo-se o smartphone e o tablet. Este padrão é igual nos EUA.

O Netflix é líder no mercado do streaming e a estratégia de crescimento da plataforma parece estar a dar frutos, pelo que a possibilidade de trazer anúncios para o serviço não deverá ser considerada. Quando a questão é sobre que plataforma é usada para assistir a conteúdos por streaming, 70% responde Netflix. A marca também lidera nos restantes mercados inquiridos: Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega e Estados Unidos.

Apesar de este estudo não abranger o mercado nacional, o número de subscritores de serviços de streaming aumentou exponencialmente em Portugal, ao longo dos últimos meses. Entre fevereiro e abril, mais de 800 mil pessoas juntaram-se a plataformas como a HBO e o Netflix. O Barómetro de Telecomunicações da Marktest indica que já há mais de dois milhões de portugueses a subscreverem plataformas de conteúdos de entretenimento em streaming.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.