São já mais de 500 mil os registos efectuados no novo domínio de topo ".biz", gerido pela NeuLevel, comunicou ontem aquela empresa. De acordo com o director executivo da empresa, isto mostra a necessidade existente de um domínio exclusivamente dedicado aos negócios.



Os registos em ".biz" estão a funcionar desde dia 7 de Novembro e existem mais de 90 entidades credenciadas para comercializar estes endereços, além da NeuLevel. A maior procura por estes domínios de topo é originária dos Estados Unidos, contabilizando mais de 50 por cento dos pedidos, e da Europa, com 33 por cento. Porém, a empresa reclama que foram inscritos endereços de companhias de mais de 250 países.



Doug Armentrout, director executivo da NeuLevel, salienta a sua satisfação em relação à actividade do primeiro mês e explica, em comunicado, que a procura dos domínios ".biz" provém de empresas de todas as dimensões, muitas das quais já possuíam outros URLs em diferentes domínios de topo.



A NueLevel é uma empresa localizada no estado americano da Virginia e foi formada em 2000, resultando de uma joint-venture entre a americana NeuStar que também opera o registo ".us" e a australiana Melbourne IT.



O ".biz" é um dos sete domínios de topo que o Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) aprovou durante o ano passado, numa tentativa de descongestionar os nomes terminados em ".com". Dos aprovados ainda só o ".biz", o ".info" e o ".museum" estão a funcionar, mas os dois primeiros projectos têm sido rodeados de polémica desde o início.



Os registos em ".biz" chegaram a estar suspensos por ordem do tribunal devido a uma alegação que o processo de "lotaria" usado para decidir quem ficaria com os endereços mais requisitados, era ilegal. Por seu lado, a Afilias, que gere o endereço ".info" foi obrigada a verificar a validade das subscrições dos domínios face ao registo das marcas ou nomes de empresas.

Notícias Relacionadas:

2001-12-06 - Afilias obrigada a avaliar legitimidade de endereços ".info"

2001-10-29 - Tribunal americano levanta restrição sobre endereço de Internet ".biz"

2001-08-08 - Registos no domínio ".info" já estão a causar polémica

2001-05-16 - Domínios ".biz" e ".info" a funcionar ainda este ano