Em 2016, o Felizes.pt registou 5 milhões de mensagens enviadas no portal, entre os seus cerca de 20.000 utilizadores.

Uma análise estatística realizada pelo site mostra que são os homens que mais frequentemente (80%) tomam a iniciativa e enviam a primeira mensagem. São também os utilizadores que se identificam como sendo do sexo masculino que mais vezes colocam fotografia de perfil, sendo que apenas 58% dos elementos do género feminino o fazem.

Contudo, no que toca à descrição apresentada nas suas páginas, são as mulheres que oferecem uma maior quantidade de detalhes acerca delas próprias. Além disso, as mulheres do norte do país são mais propensas a responder à primeira mensagem enviada por outro utilizador (43%) do que as do sul (35%).

O estudo avança que, de uma forma geral, as mulheres são mais decididas ou impulsivas a enviar mensagens, o que pode demonstrar prontidão, confiança ou maiores expectativas.

A média de idades dos utilizadores do Felizes.pt é de 37,5 anos, e a maior parte dos utilizadores está concentrada nas zonas de Lisboa, Porto e Setúbal.

Outros dados indicam ainda que o envio de mensagens personalizadas e mais elaboradas – em vez do cliché e maquinal “Olá. Tudo bem?” – aumenta a probabilidade de receber uma resposta em cerca de 22%.

O tempo médio que os portugueses demoram a escrever uma mensagem numa conversa já existente é de aproximadamente 33 segundos.

O Felizes.pt avança ainda, em comunicado, que 25 em cada 1.000 conversas têm linguagem menos própria.