A FCCN tem já em testes a utilização de caracteres portugueses nos nomes de domínio em .pt e nos domínios classificadores. A funcionalidade deverá ser lançada ainda este ano e permitirá aos portugueses registar endereços com acentos e cês cedilhados, afirmou Pedro Veiga, presidente da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), entidade que gere o domínio de topo de Portugal.



Com esta nova funcionalidade o endereço do Ministério das Finanças poderá ser min-finanças.gov.pt ao invés do actual min-financas.gov.pt, já que será introduzido um código de caracteres alargado para além do ASCII básico, actualmente em utilização.



A introdução de um código alargado de caracteres tem vindo a ser discutida a nível do ICANN, entidade que assume a gestão da infra-estrutura da Internet, e Francisco Silva, director do ICANN, admite que esta é uma questão difícil de resolver. Os países asiáticos têm feito uma grande pressão para que avance o Internationalized Domain Name e já existe uma norma do IETF que determina esse alargamento, mas que ainda sofre de problemas técnicos.



"As palavras portuguesas pouco perdem com a exclusão dos acentos, ao contrário por exemplo dos nomes nos países nórdicos onde a não utilização de determinados caracteres muda completamente o sentido da palavra, ou dos países asiáticos e árabes que não podem usar os seus caracteres", explica Pedro Veiga. De qualquer forma a FCCN decidiu avançar com este projecto já que faz sentido que alguns endereços possam ter palavras acentuadas ou com cês de cedilha.



Numa primeira fase estarão disponíveis em Portugal apenas os registos com os caracteres portugueses (para além do K, Y e W que já podem ser usados por fazer parte do ASCII básico), mas a prazo poderá ser introduzida a possibilidade de ter nomes de domínios com caracteres de cirílico, árabe ou chinês, por exemplo.



Para que os utilizadores acedam às páginas com os endereços que utilizam estes caracteres é necessário que tenham um plug-in para o browser, ou que utilizarem o Mozilla que já tem essa funcionalidade integrada. Por enquanto o plug-in DNS-i da Verisign é o mais estável mas espera-se que surjam mais entidades a garantir essa funcionalidade.

Notícias Relacionadas:

2003-03-27 - ICANN aprova especificações para criação de domínios em várias línguas

2001-04-23 - VeriSign aceita registos em mais 180 línguas

2000-11-10 - Novos nomes de domínio com alfabeto asiático

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.