Está disponível uma nova versão estável do browser da Google. Melhorias ao nível da velocidade de navegação e maior proteção contra downloads de código malicioso são duas das principais promessas.

O principal destaque da empresa vai, como já nos vinha habituando com outras versões do Chrome, para a velocidade de navegação oferecida pelo browser. Desta vez, ele deverá ser capaz de "adivinhar" os desejos do seu utilizador, para ajudá-lo a satisfazê-los tão rápido quanto possível, explica a empresa no blog oficial.

Com a nova versão, apresentada ontem, quando o utilizador começar a escrever um URL na barra de endereços do Chrome (a que a Google chama Omnibox, por cumprir diversas funções), para além do habitual preenchimento automático, o browser dará imediatamente início à pré-renderização da página.

Isto faz com que o site apareça "mais rápido ou mesmo instantaneamente", assim que o internauta prime a tecla Enter, explica a mensagem publicada online.

No que respeita à segurança, é de esperar que o browser passe a fazer uma verificação automática de todos os ficheiros executáveis que o utilizador descarregue da Internet. Estes serão confrontados com uma lista de programas que se sabem ser seguros (whitelist) e, caso não constem da mesma, o navegador procede a "verificações adicionais". Se, por exemplo, o site que está a ser visitado alojar um elevado número de ficheiros de código malicioso, o browser avisa o utilizador.

As novidades foram anunciadas um dia após o lançamento da muito aguardada versão do browser para dispositivos Android, de que o TeK já falou ontem.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes