Com a intenção de aumentar a legitimidade do seu negócio de música online, o serviço de partilha de ficheiros KaZaA irá lançar uma actualização do seu software que oferece pontos aos utilizadores por disponibilizarem através da sua rede online faixas e jogos de computador legais, informou a agência Associated Press. A versão 2.5 do software do KaZaA virá com uma edição melhorada do programa da Altnet e deverá estar disponível para download até ao final deste mês.




Chamado Peer Points Manager, o programa da Altnet, uma subsidiária da Brilliant Digital, é instalado mediante download automático quando se actualiza para o KaZaA Media Desktop, estando pré-integrado no software, embora possa ser posteriormente desinstalado. Os utilizadores do KaZaA que disponibilizarem ficheiros legais através do serviço online irão receber pontos que, por sua vez, poderão ser trocados por prémios pequenos como jogos de computador ou podem ser coleccionados para ganhar produtos mais dispendiosos. Entre os potenciais prémios para encorajar a partilha de ficheiros legais em vez de material pirateado, incluem-se também bilhetes para concertos, DVDs e até mesmo computadores portáteis.


Os ficheiros legais podem ser limitados através de diferentes formas pelos seus criadores, como por exemplo, restringindo o número de vezes que faixas de música podem ser reproduzidas. A Altnet distribui cerca de mil desses ficheiros protegidos contendo músicas, filmes ou software. Contudo, muitas das canções disponíveis são da autoria de bandas desconhecidas que não cobram pelos ficheiros protegidos.

Actualmente, quando os utilizadores procuram por ficheiros no KaZaA, obtêm resultados acompanhados de um ícone dourado, relativos a itens patrocinados pela Altnet, e outros acompanhados de um ícone azul relativos a todo o resto do material protegido por direito de autor. De ambas as formas, os utilizadores podem aceder aos ficheiros directamente através do computador de outro cibernauta. Até agora, o número médio de ficheiros dourados transferidos mensalmente tem sido de cerca de 20 milhões, mas a Altnet espera aumentar a utilização para 20 milhões de ficheiros por dia através de programas como o Peer Points.

Segundo os responsáveis desta companhia, os utilizadores do KaZaA terão um incentivo para deixar de partilhar ficheiros piratas, sabendo que poderão juntar recursos que poderão ser empregues para ganhar pontos. O objectivo da Altnet é dificultar a pirataria de filmes e música, à medida que menos utilizadores disponibilizarem ficheiros legais online. No âmbito do novo programa, cada utilizador comum irá ganhar cerca de três mil pontos por mês. A Altnet obtém actualmente receitas cobrando aos proprietários de conteúdos pela distribuição de ficheiros.


Notícias Relacionadas:

2002-05-20 - KaZaA introduz serviço de conteúdos pagos